Filha do pedreiro Luiz Francisco Faria e da servidora pública Rita de Cássia Laurindo, Thainara Karoline Faria, de 23 anos, é mais uma das milhões de beneficiadas pelo programa que revolucionou aeducação superior no Brasil e democratizou o acesso à universidade.

Graças ao ProUni, criado em 2004 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Thainara se formou em Direito pela Universidade de Araraquara (UNIARA), no interior de São Paulo, e se tornou a primeira da família a garantir um diploma universitário.

“O ProUni representa pra mim a coisa mais importante que um político pode fazer pelo seu povo, que é dar oportunidade. Sou a primeira a ter diploma de ensino superior por parte da família da minha mãe, que são negros”, afirma orgulhosa.

Nascida e criada na periferia de Araraquara, e desde muito jovem militante em defesa das mulheres, LGBTs, negros e da juventude, ela foi eleita vereadora em 2016 pelo Partido dos Trabalhadores no município, sendo a mulher mais jovem a assumir uma cadeira na Câmara Municipal de Araraquara e também a primeira negra a desempenhar o cargo.

“Sou muito grata ao meu partido pela minha conquista. Minha mãe sempre trabalhou em dois empregos ou fazia bicos, e como ela trabalhava em campanhas políticas, conheci o PT em 2008 e, desde então, milito no partido”, relembra Thaianara, que também foi beneficiária do Bolsa Família. “O programa colocou carne na minha mesa e alimentou a mim e aos meus irmãos”.

Oportunidade

Thainara conta que se não fosse o ProUni não teria condições de pagar o curso de Direito na faculdade, que custava quase um salário mínimo à época. “Foi então que o ProUni me deu a oportunidade de realizar meu sonho, de mostrar pra minha família e pro povo de periferia que é possível. Hoje, para mim, o Prouni significa tudo o que irei conquistar na minha vida e muito do que já conquistei”, afirma ela, que se diz feliz por ter conseguido se formar, mas triste pelos cortes no programa feitos pelo governo ilegítimo de Michel Temer, que deixarão milhares de jovens de fora da universidade.

“Por isso confio em Lula para retomar o processo de dar oportunidades ao povo mais pobre do nosso Brasil”, acredita.

Ler 422 vezes
Marcado sob

Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores e trabalhadoras das cidades e dos campos, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.

Foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980. O PT integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina. Confira nossas redes sociais

 
 
 
 
 

Seja Companheiro!

Cadastre-se Online

Top
We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…